A ESCOLA

left quote Não é a declaração gratuita de belos princípios que vai salvar as instituições do Estado social. Só quem está apostado em torná-las mais fortes pode fazê-lo. right quote

03-09-2011, Primeiro-Ministro nas Jornadas Parlamentares

escola

A Educação (pré-escolar, básica e secundária) determina o futuro do país. Apesar dos esforços feitos e das melhorias alcançadas, é necessário fazer melhor para garantir que as crianças das nossas escolas serão cidadãos instruídos e capazes de ganhar a sua vida. O Governo entende que só se obtêm resultados na Educação com a criação de um ambiente de civilidade, trabalho, disciplina e exigência, de forma a instruir os alunos e a formar cidadãos.

Nas últimas décadas Portugal investiu na educação bastante mais do que os resultados que alcançou.

O Governo pretende aumentar a autonomia das escolas, aumentar a autoridade dos professores e funcionários, aumentar a liberdade de escolha, simplificar os processos administrativos, reforçar o programa Escola Segura, e criar bolsas de empréstimo de manuais escolares.

E também, desenvolver e aperfeiçoar o pré-escolar, reforçar a aprendizagem da Matemática e do Português no 1.º Ciclo, combater o insucesso escolar e reduzir a dispersão curricular nos 2.º e 3.º ciclos, e apostar fortemente no ensino técnico e na formação profissional no ensino secundário.

ÚLTIMAS 5 NOTÍCIAS RELACIONADAS