2013-02-22 às 14:53

«ENSINO DUAL DEVE SER UMA INSPIRAÇÃO PARA PORTUGAL»

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, em visita a uma escola vocacional em Viena, elogiou o sistema de ensino dual austríaco como uma «inspiração» para Portugal. «Durante muitos anos, tivemos a ideia de que todos os cursos deviam desembocar na universidade. Devemos manter um sistema aberto para que qualquer jovem possa aceder à formação universitária; devemos no entanto oferecer outras alternativas», afirmou o Primeiro-Ministro, que foi acompanha pelo Chanceler austríaco Werner Faymann.

Pedro Passos Coelho contactou com jovens que, em vez de seguir uma via académica teórica tradicional, adquirem conhecimentos técnicos em profissões específicas. O sistema austríaco implica ainda uma relação muito próxima com as empresas, que oferecem estágios ou aprendizagens aos estudantes.

«Temos formação profissional em Portugal também, mas não temos um sistema como este que existe quer na Áustria quer na Alemanha, que é conhecido como um sistema dual, em que de forma sistemática existe uma relação direta entre a aprendizagem em torno de profissões e as empresas, que de alguma maneira asseguram um nível de empregabilidade muito elevado», afirmou o Primeiro-Ministro.

«Se os outros têm sistemas melhores do que os nossos, devemos estar disponíveis e inspirar-nos para poder fazer o melhor no sistema de formação que temos», acrescentou.

Tags: educação, primeiro-ministro