Emprego jovem, 18 dezembro 2013
 
2013-12-18 às 10:58

«COM A GARANTIA JOVEM QUEREMOS MAIS DE 300 MIL RESPOSTAS ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS JOVENS EM 2014 E 2015»

«Não há assunto que mereça maior prioridade política do que o desemprego», afirmou o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, acrescentando que «todos sabemos como este fenómeno é a principal fractura social do nosso tempo». Estas declarações foram feitas no seminário Emprego Jovem, em Lisboa.

Para o Governo «resolver este problema tornou-se urgente desde o início, e os males que o desemprego representa devem servir de lição para todos de que o País nunca mais poderá sujeitar-se a um colapso financeiro, como o que enfrentou há três anos», referiu o Primeiro-Ministro, sublinhando que «foram os desempregados quem mais sofreu com esta crise».

«Começámos a ter notícias mais encorajadoras do mercado de trabalho a partir do início de 2013, com o emprego a subir e o desemprego a descer consistentemente» mas «esta evolução é ainda claramente insuficiente», afirmou Pedro Passos Coelho, acrescentando: «Neste momento, os dados que recebemos mostram que podemos obter resultados e que temos de os acelerar. Nesta matéria temos pressa, porque os nossos jovens não podem esperar».

Assim, «quando a União Europeia avançou com a recomendação da Garantia Jovem [um programa através do qual cada Estado-membro assegure a todos os jovens com menos de 25 anos uma oferta de emprego ou formação permanente quatro meses após estarem numa situação de desemprego ou de terem terminado o ensino obrigatório], Portugal agarrou imediatamente a oportunidade».

«Queremos estar a executar a Garantia Jovem já em janeiro», afirmou Pedro Passos Coelho, explicando que este processo se desenvolverá em quatro etapas:

Em primeiro lugar, o Governo «entendeu que a Garantia Jovem - sobretudo para os jovens em situação mais vulnerável - não deveria ficar confinada aos 25 anos» pelo que estendeu o programa até aos 30 anos de idade. 

Em segundo lugar, a Garantia Jovem «vai concentrar os seus recursos, não só nos jovens desempregados registados», «mas em todos os jovens entre os 15 e os 30 anos que não estejam a trabalhar, que não estejam na escola ou em programas de formação». «Na linha do Impulso Jovem, continuaremos a investir no empreendedorismo, na criação de empresas, na criatividade dos jovens portugueses e na formação do próprio emprego».

Em terceiro lugar, «articularemos as políticas ativas de emprego com uma política de incentivos de regresso à escola» garantindo «condições para o cumprimento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano ou até aos 18 anos». Para combater o abandono escolar no ensino superior, o programa Retomar será integrado na Garantia Jovem para «permitir aos nossos jovens regressar aos estudos superiores».

Em quarto lugar, e dada a complexidade de transição para a vida profissional plena, o Governo desenvolverá múltiplas parcerias para «chegar a todos, através de organizações implantadas no terreno» pois «precisamos que os jovens confiem neste programa e que adiram a ele, e o trabalho em rede é mesmo a melhor opção».

«Com a Garantia Jovem queremos, nos anos de 2014 e 2015, mais de 300 mil respostas concretas às necessidades dos nossos jovens. Não é uma ambição pequena, mas a dimensão do problema e - sobretudo - a promessa de benefícios para todos, não nos deixa outra alternativa», afirmou o Primeiro-Ministro.

«Apelo, portanto, a todos os jovens que poderão encontrar uma boa resposta neste programa e às empresas que os integrarão na vida profissional a que eles aspiram: este é o momento para termos confiança no que o futuro nos reserva», acrescentou.

Pedro Passos Coelho lembrou ainda que o desemprego, em Portugal, é um fenómeno que não data apenas da crise que assolou o País nos últimos três anos, sendo antes um problema estrutural: «Quando olhamos para o nosso País nos últimos 15 anos, percebemos que a estagnação da nossa economia estava a criar desemprego, ano após ano».

E explicou que «este facto é importante» pois «permite-nos perceber que as causas do desemprego não se devem apenas a esta crise». Daí a necessidade de empreender reformas estruturais, pois «a economia de que precisamos para criar mais e melhores empregos tem de ser qualitativamente diferente daquela que caracterizou a última década e meia».

«Para atacar eficazmente o problema do desemprego, e em particular do desemprego jovem, não bastava aguardar pela conclusão do programa de ajustamento. Tínhamos de agir imediatamente». «Só mudanças estruturais na nossa economia, na qualificação do capital humano e nas políticas de emprego poderiam resolver o problema», referiu Pedro Passos Coelho.

E acrescentou: «Além das profundas reformas que começam agora a dar os seus primeiros frutos, tivemos de desenhar políticas ativas de emprego que fizessem a diferença» com os objetivos de «conferir competências e oportunidades genuínas às pessoas»; «apoiar a criação de empregos que durem»; e «incentivar o empreendedorismo e a criação do próprio emprego».

Assim, «em 2012, o Governo avançou com o programa Impulso Jovem. «Até ao final de novembro de 2013, o programa abrangeu um total de 90 mil jovens que foram integrados em empresas, enquadrados em medidas de formação, ou em estágios profissionais remunerados. Segundo avaliações recentes, 67% dos jovens abrangidos por estes estágios conseguem entrar para o mercado de trabalho três meses após a sua conclusão. Quanto às medidas de apoio à contratação, são mais de 8 mil os jovens integrados no mercado de trabalho». «Com estes números, os objectivos do Impulso Jovem não desiludiram na sua execução no terreno».

Tags: primeiro-ministro, união europeia, reformas estruturais, emprego, empreendedorismo, juventude, impulso jovem, abandono escolar, estágios, ensino vocacional, parceiros sociais, desemprego