ACORDO COMERCIAL UE-JAPÃO

Acordo de comércio UE-Japão

A 25 de março de 2013, a UE e o Japão lançaram oficialmente as negociações para um Acordo de Comércio Livre. As negociações com o Japão irão abordar uma série de preocupações da UE, incluindo as barreiras não-tarifárias e uma maior abertura do mercado de contratos públicos. A quarta ronda de negociações teve lugar de 27 a 31 janeiro de 2014, em Bruxelas. A próxima ronda de negociações decorrerá no final do mês de março de 2014.

  • O Japão é o segundo maior parceiro comercial da UE no Continente Asiático, depois da China. Juntos, a UE e o Japão são responsáveis por mais de um terço do PIB mundial. O Japão é também um dos principais investidores na Europa.
  • As importações provenientes do Japão para a UE são essencialmente baseadas em maquinaria, equipamento de transporte e produtos químicos.
  • As exportações da UE para o Japão são dominadas por maquinaria e equipamento de transporte, produtos químicos e produtos agrícolas.
  • A conclusão de um Acordo de Comércio entre a UE e o Japão, deverá impulsionar a economia da Europa em 0,6% a 0,8% de seu PIB. Espera-se que as exportações da UE para o Japão possam aumentar em 32,7%, enquanto as exportações japonesas para a UE aumentariam em 23,5%

Para mais informação consulte a página da Comissão Europeia sobre o Acordo com o Japão

ÚLTIMAS 2 NOTÍCIAS RELACIONADAS