A EUROPA

left quote O euro representa para os Estados europeus o culminar de um projeto muito ambicioso de eliminação das restrições ao movimento de bens, serviços e pessoas. Qual é o significado deste projeto? Não é senão a construção de uma economia assente na democratização da iniciativa económica, no respeito pela liberdade dos agentes e pelas suas escolhas, no completo aproveitamento das suas capacidades e das suas ideias, no desenvolvimento de uma economia de todos, feita por todos e para benefício de todos. right quote

2011-12-15, Primeiro-Ministro na Universidade de Aveiro
a europa

O mundo vive um processo de mudança acelerado, cheio de incertezas, que não permite prever com uma garantia mínima o que vai acontecer no futuro. A União Europeia - criada para evitar as guerras entre europeus através de uma cidadania comum e de total liberdade nas trocas comerciais - e a Zona Euro, vivem o mesmo processo de incerteza.

Portugal tem hoje, neste difícil contexto, de restabelecer a sua credibilidade e reputação, de forma a poder participar na linha da frente da construção europeia, procurando que as políticas comuns reflitam os princípios de coesão e solidariedade entre os Estados.

Destacam-se entre estas o aprofundamento do mercado interno (nomeadamente de energia), o combate ao crime, a política de boa vizinhança da UE e a de controlo dos fluxos migratórios, e a política marítima. Destaca-se também a vontade de colocar Portugal como pivô entre a UE e os países ou comunidades regionais com forte presença da língua portuguesa.

ÚLTIMAS 5 NOTÍCIAS RELACIONADAS