I&D em jogos digitais, 14 março 2014
 
2014-03-14 às 20:03

ENSINO SUPERIOR DEVE ADAPTAR OFERTA DE FORMAÇÃO ÀS NECESSIDADES DAS EMPRESAS

A «oferta formativa superior de curta duração, que possa oferecer às empresas aquilo que elas procuram e não encontram» está «em défice claro» em Portugal, afirmou o Primeiro-Ministro durante uma visita ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos. Pedro Passos Coelho acrescentou que «há um grande desacerto» entre a procura que as empresas fazem de mão-de-obra qualificada, de oferta diferenciada de tipo superior, e a oferta que o mercado disponibiliza.

«Temos de corrigir isto. Não sei se é com as universidades ou com os politécnicos (...). Haverá universidades que podem contribuir, politécnicos que podem contribuir. Mas esta situação precisa de ser corrigida nos próximos anos», sublinhou.

O Primeiro-Ministro chamou a atenção para o facto de existirem «muitas universidades que têm cursos que não fazem sentido, apenas porque não sabem o que fazer aos professores que lá têm». «Não tem nenhum interesse» para o País haver mais mil cursos no ensino superior, «sem diferenças significativas» entre eles e, alguns deles, com «pouquíssimos alunos».

«Porquê tantos cursos e porquê toda a gente a oferecer a mesma coisa?», perguntou, respondendo que as instituições de ensino superior devem diferenciar-se e especializar-se: «Não têm de perder o sentido de competição, mas também é importante que não se estejam a canibalizar umas às outras», desperdiçando recursos.

O Primeiro-Ministro inaugurou o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Jogos Digitais do IPCA, um investimento de 2,6 milhões de euros, que integra sete laboratórios com alguns equipamentos únicos em Portugal, designadamente equipamentos de captura de movimento. Este centro multidisciplinar, é focado na pesquisa dos desafios, científicos, sociais, de engenharia e educacionais do entretenimento digital em geral e dos jogos digitais em particular.

Tags: primeiro-ministro, investigação, tic, ensino superior, emprego