2015-10-16 às 20:31

GOVERNO ENTREGA PRÉMIO VIDARTE – A ARTE CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, presidiram à cerimónia de entrega do Prémio Nacional Vidarte - A Arte contra a Violência Doméstica, na Sala D. João VI do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

A peça «Não interessam as rosas», do Teatro das Beiras, a obra «A inocência das facas», da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação da Trofa) e a tela «O Fardo», do artista plástico Carlos Farinha foram os três projetos artísticos premiados nesta 2.ª edição do Prémio que visa distinguir trabalhos artísticos nas áreas do cinema, teatro, literatura e artes plásticas que versem a temática da violência doméstica e de género.

Sobre os projetos premiados, a Secretária de Estado afirmou que se trata de três excelentes formas de abordar a temática da violência e através de qualquer delas se cumpre a finalidade deste Prémio: é de facto possível chamar atenção, trazer para o centro do debate, suscitar a reflexão sobre a violência doméstica através da representação dramática, através da escrita seja ela realista ou criativa ou do pincel inspirado de um artista.

«Está, portanto, em muito boas mãos este Prémio e eu agradeço aos seus criadores terem-nos permitido conhecer e divulgar estas obras que assim ganham uma nova dimensão, uma dimensão pública, como pública deve ser a exposição desta violência, como pública e geral é a responsabilidade, a nossa responsabilidade colectiva, em continuar a preveni-la e combate-la e a proteger com eficácia as suas vítimas», acrescentou.

Teresa Morais concluiu, afirmando: «quatro anos passados, três Jornadas Nacionais contra a Violência Doméstica cumpridas, milhares de ações de formação concluídas com profissionais de saúde, magistraturas, forças de segurança, técnicos de apoio à vitima, múltiplos apoios novos criados para melhorar as estruturas físicas e proteger e integrar socialmente as vítimas, diversos estudos estruturais publicados, lei melhorada, com um novo quadro comunitário que comtempla um financiamento garantido para todas as formas de acolhimento e proteção das vitimas, e 7 campanhas nacionais depois, nada está na mesma! E esse é o mínimo conforto a que pode permitir-se quem faz desta luta o seu destino!».

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Governo no âmbito do combate à violência doméstica e afirmou que «este problema é também ele um problema cultural que tem de continuar a ser combatido através da divulgação e da prevenção».

Jorge Barreto Xavier acrescentou que a componente cultural poderá assumir um papel relevante neste combate, na medida em que a Cultura «ajuda a perceber-nos e, simultaneamente, a perceber os outros e as diferenças que nos separam«.

«O Prémio Vidarte, que vai na sua 2.ª edição, é um importante meio de sensibilização para a problemática da violência doméstica e é a prova em como a Cultura pode assumir um papel social relevante nas sociedades contemporâneas», disse ainda.

Tags: violência doméstica, Arte