2015-09-17 às 14:53

HISTORIADOR JOSÉ EDUARDO FRANCO RECEBE MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, homenageia o historiador José Eduardo Franco com a entrega da Medalha de Mérito Cultural. A cerimónia realiza-se a 18 de dezembro, pelas 15h30, no Claustro do Museu de São Roque, em Lisboa.

José Eduardo Franco tem desenvolvido ao longo da sua carreira um importante trabalho de estudo, investigação e divulgação da história e cultura portuguesas, de que é exemplo a recente edição, coordenada em parceria com Pedro Calafate e apoiada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da «Obra Completa do Padre António Vieira» em 30 volumes, que se assume como uma obra de grande relevância para o conhecimento e estudo da história de Portugal.

Doutorado em Cultura pela Universidade de Aveiro e em História e Civilizações na Escola dos Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, José Eduardo Franco tem desenvolvido um vasto trabalho como autor, coordenador e co-coordenador de vários projetos de investigação nos domínios das Ciências Sociais e Humanas, entre os quais se destacam o «Dicionário Histórico das Ordens»; a «Obra Completa do Padre Manuel Antunes» ou o projeto de levantamento da documentação portuguesa patente no Arquivo Secreto do Vaticano.

Tem tratado e divulgado grandes temas da cultura portuguesa em vários países como conferencista internacional, tendo fundado a Organização Ibero-Americana de Retórica, a Sociedade Internacional de Estudos Ibero-Eslavos e a Sociedade de Estudos Jesuítas ligada à Escola dos Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Neste momento tem em curso o projeto «Aprender Madeira», região de onde é natural, no quadro do qual dirige o «Dicionário Enciclopédico da Madeira» ou o «Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo».

Tags: cultura