2015-09-09 às 11:23

FESTA DO CINEMA CHINÊS EM LISBOA

A Festa do Cinema Chinês tem início no dia 10 de setembro, pelas 21h00, no Cinema Ideal, em Lisboa. A abertura desta primeira edição será marcada pela antestreia do filme do cineasta Jia Zhang-ke «Se as montanhas se afastam».

Durante a tarde, às 16h30, realizar-se-á uma conferência de imprensa de apresentação do evento na Cinemateca Portuguesa, onde estará presente o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a Diretora da Cinemateca Chinesa e um representante da Embaixada da República Popular da China em Portugal.

A Festa do Cinema Chinês prolonga-se entre 10 e 30 de setembro, período durante o qual serão exibidos mais de 30 filmes na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal, em Lisboa.

Na Cinemateca Portuguesa procura-se traçar um panorama histórico do cinema chinês, com a exibição de dez filmes realizados entre 1933 e 1997 e que exemplificam quatro grandes etapas da cinematografia chinesa: o cinema de Xangai anterior a 1949; o cinema chinês pós-1949 e anterior à Revolução Cultural; a chamada «quinta-geração» e o período de transição entre a «quinta» e a «sexta geração».

Além disto, será apresentado o ciclo «Cinema Chinês: Panorama histórico e retrospetiva Xie Jin» no qual será feita uma retrospetiva parcial de dez filmes do reconhecido realizador Xie Jin.

No Cinema Ideal a programação será dedicada à cinematografia contemporânea, com destaque para a ante estreia do mais recente filme de Hou Hsiao-Hsien («A Assassina»), vencedor este ano do Prémio de Melhor Realizador do Festival de Cannes e para a exibição de seis filmes produzidos por aquele que é considerado um dos mais importantes estúdios da China XiaoXiang Film Group.

Ao todo serão exibidos no Cinema Ideal 12 filmes contemporâneos chineses.

A Festa do Cinema Chinês pretende dar a conhecer a cinematografia chinesa e promover o intercâmbio através do diálogo entre responsáveis e profissionais do cinema chinês e português. Nasce na sequência da visita oficial do Secretário de Estado da Cultura à República Popular da China em novembro de 2014, estando prevista para o próximo ano a realização de uma Festa do Cinema Português na China.

Tags: cultura, cinema