2015-09-07 às 16:47

FALECIMENTO DA FUNDADORA DA FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, em seu nome pessoal e em nome do Governo de Portugal, expressa público pesar pelo falecimento de Maria da Graça Salema de Castro (1919-2015).

Mulher da cultura e das letras, Maria da Graça Salema de Castro fundou há 25 anos a Fundação Eça de Queiroz e foi, desde aí, a principal impulsionadora da sua atividade, contribuindo significativamente para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas a nível internacional através da obra de Eça de Queiroz.

Sem nunca descurar a importância das novas criações literárias, Maria da Graça Salema de Castro, enquanto Presidente da Fundação Eça de Queiroz, teve um importante papel ao nível da valorização e incentivo à produção de obras originais de língua portuguesa, seja através do Prémio Fundação Eça de Queiroz, seja através do apoio prestado diretamente a jovens escritores nacionais.

O Secretário de Estado da Cultura apresenta as suas condolências à família e amigos, em reconhecimento do contributo que Maria da Graça Salema de Castro prestou à Cultura Portuguesa.

Tags: cultura, português