2015-07-14 às 18:31

NOVO ESPAÇO EXPOSITIVO DO MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO CHIADO

O novo espaço expositivo do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, em Lisboa, é inaugurado no dia 15 de julho pelas 18h30.

Trata-se de um momento de grande relevância para a história do MNAC-MC que, com esta ampliação, irá mais do que duplicar a sua área, passando a dispor de mais de 3 mil metros quadrados. No espaço agora inaugurado, além do espaço expositivo, estará instalada a oficina de restauro, uma sala para serviços educativos e uma cafetaria.

A reafectação deste espaço, anteriormente ocupado pelo Governo Civil de Lisboa, tornou-se possível a partir de fevereiro de 2014, data em que foi assinado, por iniciativa do Secretário de Estado da Cultura e na sequência de negociações que haviam começado no início de 2013, um protocolo com o Ministério das Finanças e o Ministério da Administração Interna, que afetou esta área do Convento de S. Francisco à tutela da cultura. Desde a assinatura do protocolo, foram desenvolvidos os trabalhos necessários à adaptação museológica do espaço e intervenções ao nível das coberturas.

Esta ampliação era uma expectativa do sector de há várias décadas que é concretizada por este Governo, garantindo, dessa forma, uma maior capacidade para o MNAC-MC cumprir a sua missão através de uma projeção nacional e internacional diferente da existente até aqui.

No âmbito desta ampliação, será inaugurada amanhã a exposição «Narrativa de uma Coleção - Arte Portuguesa na Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (1960-1990)», que resulta de uma colaboração entre a Direção-Geral do Património Cultural e a Fundação de Serralves e é composta por mais de 70 obras de cerca de 50 artistas portugueses que integram a denominada «Coleção SEC», constituída a partir de 1976 através da aquisição de obras de arte contemporânea por parte do Estado.

Tags: cultura, museus