O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, visita oficialmente Cabo Verde, a convite do Ministro da Cultura do país irmão na sequência da visita que Mário Lúcio a Portugal em abril, onde foi um dos oradores do colóquio «O Lugar da Cultura» e da vinda a Lisboa, no início de Junho, de uma extensa delegação cabo-verdiana composta por vários dirigentes da área da cultura.
Esta visita tem como objetivo fortalecer as relações culturais entre os dois países e promover uma aproximação e um contacto direto entre as várias entidades cabo-verdianas e portuguesas da área da cultura, contribuindo dessa forma para a apresentação de medidas concretas de cooperação.
Hoje, da parte da manhã, na Cidade da Praia, terão lugar reuniões com o Ministro da Cultura de Cabo Verde e com vários dirigentes da área da cultura, dando continuidade aos encontros tidos em maio e junho em Lisboa.
Durante a tarde, o Secretário de Estado da Cultura será recebido pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago cujo concelho integra a Cidade Velha, capital cabo-verdiana da cultura em 2015.
Na quinta-feira, o Secretário de Estado da Cultura desloca-se à vila do Tarrafal, terra natal do Ministro da Cultura de Cabo Verde e com forte tradição cultural, na qual irá reunir com o presidente da Câmara Municipal local e visitar o antigo campo de concentração do Tarrafal, seguindo-se reuniões de trabalho sectoriais na área do património e do direito de autor.
No último dia terão lugar visitas ao Banco da Cultura de Cabo Verde, uma iniciativa do Governo cabo-verdiano que promove o financiamento a artistas e agentes culturais locais; ao futuro Museu da Música que está a ser desenvolvido na Cidade da Praia e à Direção Nacional das Artes, onde o Secretário de Estado da Cultura se reunirá com o Diretor Nacional, tendo em vista a definição de políticas de intercâmbio de artistas entre os dois países.
No mesmo dia será assinado um protocolo entre os dois países com o objetivo de estimular a cooperação nas áreas do património, bibliotecas, literatura, artes e direito de autor e direitos conexos.