Secretário de Estado da Cultura, 2 junho 2014
 
2014-05-30 às 16:34

JORGE BARRETO XAVIER E MANUEL CASTRO ALMEIDA NA APRESENTAÇÃO DE ESTUDO SOBRE FINANCIAMENTO DA CULTURA

Os Secretários de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, vão estar presentes, dia 2 de junho, às 17 horas, no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, nave principal da antiga igreja de São Julião, em Lisboa, na apresentação do estudo Criação de Instrumentos Financeiros para Financiamento do Investimento na Cultura, Património e Indústrias Culturais e Criativas.

Coordenado por Nuno Vitorino, este estudo procura examinar os modelos de financiamento existentes em Portugal para avaliar o potencial e a implementação dos instrumentos financeiros mais adequados à realidade do País. Esta análise tem como objetivos: promover uma alavancagem das capacidades financeiras públicas com recursos privados; identificar os instrumentos financeiros mais adequados; e contribuir para uma melhor eficácia dos investidores.

«Criação de Instrumentos Financeiros para Financiamento do Investimento na Cultura, Património e Indústrias Culturais e Criativas» integra o Plano Cultura 2020, que consiste em 10 estudos em áreas distintas, todas relacionadas com as recomendações feitas pela Comissão Europeia para a programação do próximo quadro de fundos comunitários.

A meta deste plano, de iniciativa de Jorge Barreto Xavier, é contribuir para que decisores políticos, agentes culturais e económicos, e a sociedade civil em geral, estejam mais preparados para tomar decisões em domínios culturais.

Tags: cultura, investimento, portugal 2020