Centros Investigação, 7 agosto 2015
 
2015-08-07 às 16:00

GOVERNO ASSINA MEMORANDOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE NOVOS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO DE EXCELÊNCIA

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, acompanhado pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, participaram na cerimónia de assinatura dos Memorandos para a constituição de três novos Centros de Investigação de Excelência em duas Universidades do Interior do País: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Universidade de Évora (UE). Em estado de finalização está também a constituição de um centro na Universidade da Beira Interior  (UBI).

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, prevê que os centros de referência que serão criados nas universidades do interior do país possam estar a funcionar em pleno «dentro de um ano» e «já com equipas de investigadores».

Um centro de excelência sobre a vinha e o vinho na UTAD e um centro dedicado à área do agroalimentar na UE, que vão ter um «investimento anual, para cada um dos centros, de 1,5 milhões de euros» de fundos europeus atribuídos pelas respetivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), explicou. Os fundos podem ser atribuídos nos primeiros quatro anos de vida de cada centro, sendo que o financiamento deve passar pela candidatura dos centros «a todos os processos competitivos» e pela captação de verbas, «quer a nível europeu, quer a nível nacional».

O objetivo é que, «daqui a alguns anos, os centros possam vir a não precisar de nenhum financiamento por parte do Estado», sendo o acordo agora celebrado o «empurrão inicial» necessário para a materialização dos projetos.

Está prevista a criação de uma comissão internacional «de três especialistas», selecionados pelas universidades, CCDR e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que vão estar encarregues, em conjunto com a instituição de ensino superior, de «selecionar o diretor do centro, com base num processo internacional», apoiando também esse futuro diretor «na concretização, em maior detalhe, do projeto científico».

Os Memorandos, que envolvem as instituições de ensino superior e as respetivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Norte e CCDR Alentejo), vão incentivar o processo de constituição de um centro de excelência numa área específica que permita não só o reforço da competência científica e tecnológica de cada Universidade, como também a sua ligação ao tecido empresarial local. A iniciativa destina-se a reforçar a qualidade de investigação e a competitividade, atraindo investigadores para territórios de baixa densidade, sendo um instrumento decisivo para fortalecer a relevância económica e social destes territórios.  

Tags: educação, ciência, fundos europeus