O Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, anunciou já ter assinado protocolos para a instalação de Espaços do Cidadão com 72 municípios, sendo que até sexta-feira esse número irá aumentar para 90.
«Neste momento, estão já a funcionar Espaços do Cidadão em 14 municípios», afirmou o Secretário de Estado no final da cerimónia de assinatura dos protocolos para a instalação de 16 espaços em Vila Nova de Gaia. Joaquim Cardoso da Costa esteve também hoje em Gondomar, onde formalizou a criação de dez Espaços do Cidadão neste concelho.
Realçando que este processo «aproxima a Administração Central da Administração Local», Cardoso da Costa referiu ainda que «na próxima semana, o Governo vai assinar novos protocolos com os CTT».
«Cada Espaço custa cerca de oito mil euros, sendo estes instalados nos locais indicados pelas autarquias, assim como os funcionários que ali trabalham, sendo a formação destes da responsabilidade do Estado», explicou o Secretário de Estado.
Incluídos no programa Aproximar, os Espaços do Cidadão têm como objetivo racionalizar o território, tirando partido da tecnologia. Nestes lugares, presta-se um atendimento digital assistido a pessoas com dificuldade em lidar com novas tecnologias.
Inaugurados em parceria com entidades como as autarquias locais e os Correios de Portugal, nos Espaços do Cidadão é possível requisitar certidões, pedir o cartão europeu de seguro de doença, renovar a carta de condução, ou mudar a residência no Cartão do Cidadão, com uma única senha e a ajuda de um funcionário.