«É preciso reforçar a transferência de conhecimento científico das universidades para as empresas, bem como aumentar a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas», afirmou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Estas declarações foram feitas à saída da cerimónia de assinatura de 17 protocolos de cooperação entre instituições de ensino superior e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo.
Acrescentando que, «quer em capital humano, quer no domínio dos incentivos à investigação e desenvolvimento ao sistema científico, há uma aposta muito grande no programa Portugal 2020», o Ministro referiu ainda: «Apesar de se registar um avanço no sistema de ensino, nem sempre a evolução do sistema científico e em parte do sistema universitário se traduziu numa transferência de conhecimento efetiva para a economia, para o tecido empresarial».
«Assim, é necessário fazer regressar às CCDR uma maior reflexão estratégica nas regiões onde estão inseridas», motivo por que «as comissões regionais vão apostar na identificação das pequenas e médias empresas que mais podem beneficiar da contratação de técnicos com a qualificação de mestrado e doutoramento».
E concluiu: «Outro mecanismo para a valorização das instituições de ensino superior passa por uma intervenção do Ministério da Educação e Ciência no apoio da internacionalização das universidades portuguesas».