2014-12-16 às 18:56

AVALIAÇÃO TEMÁTICA SOBRE A GARANTIA JOVEM

O Programa Garantia Jovem é uma iniciativa dirigida a jovens com menos de 30 anos com o objetivo de lhes dar uma oportunidade de educação e formação, estágio ou emprego, no prazo de 4 meses após ficarem desempregados ou terem saído do sistema educativo. É altura de fazer um breve balanço do que tem sido o programa, e para isso, disponibilizamos uma avaliação temática sobre o Garantia Jovem.

Os últimos dados conhecidos, e ainda provisórios, indicam que até outubro deste ano já receberam uma resposta Garantia Jovem cerca de 151 mil jovens, o que se tem reflectido numa diminuição do desemprego jovem. Conforme se pode observar na avaliação temática, depois do desemprego jovem ter atingido um pico de 42,5% no 1.º trimestre de 2013, atualmente este valor já baixou para 32,2%. É ainda um valor muito elevado e que não pode deixar ninguém satisfeito.

Mas as respostas do Governo e a políticas ativas de emprego têm contribuído para provocar a queda deste flagelo, sendo que estas medidas têm tido um impacto positivo na vida de milhares de jovens. Por exemplo, é importante destacar que através dos dados já conhecidos de 2013, existe uma empregabilidade de cerca de 70% na medida Estágios Profissionais do IEFP, ou seja, há uma forte correlação entre a criação de emprego no sector privado e as políticas ativas de emprego.

O Programa Garantia Jovem irá apoiar até ao final de 2015 cerca de 378 mil jovens.

Mas o Governo vai continuar a trabalhar para diminuir este flagelo da sociedade portuguesa. Foi recentemente aprovado pela Comissão Europeia o programa operacional «Inclusão Social e Emprego» para a execução do Fundo Social Europeu (FSE) e da Iniciativa para o Emprego dos Jovens (IEJ) para o período de 2014-2020. Este programa, que define as prioridades e os objetivos para gastar 2,478 mil milhões de euros (dos quais 2,130 mil milhões do orçamento da UE), para contribuir para a inclusão social, a redução da pobreza e a criação de mais e melhores postos de trabalho em Portugal.

Tags: emprego, garantia jovem