ACORDO ECONÓMICO E COMERCIAL GLOBAL CANADÁ–UNIÃO EUROPEIA

Acordo Económico e Comercial Global Canadá–União Europeia

Em 18 de outubro de 2013, a União Europeia e o Canadá chegaram a um acordo político sobre os elementos-chave de um Acordo de Comércio (CETA). Prevê-se que o acordo possa remover mais de 99% das tarifas entre as duas economias e criar novas oportunidades consideráveis de acesso ao mercado de serviços e investimento.

As negociações foram iniciadas em maio de 2009 e o conteúdo do CETA e suas modalidades gerais foram aprovadas em Junho de 2009.

Em 2012, o Canadá foi 12.ª mais importante parceiro comercial da UE, representando 1,8% do total do comércio externo da UE. No mesmo ano, a União Europeia foi o segundo parceiro mais importante do Canadá, após os EUA, com cerca de 9,5% do total do comércio externo do Canadá.

Máquinas, equipamentos de transporte e produtos químicos dominaram as exportações da UE de mercadorias para o Canadá e também constituem uma parte importante das importações de bens provenientes do Canadá da UE.

O comércio de serviços é uma área igualmente importante da relação comercial UE-Canadá. Exemplos de serviços muito negociados entre o Canadá e a UE são os transportes, viagens, seguros e comunicação.

A relação de investimento é igualmente muito importante. Em 2011, os investidores europeus realizaram investimentos no valor de mais de 221,6 mil milhões de euros no Canadá, enquanto os valores de investimento direto canadense na UE ascenderam a quase 137,6 mil milhões de euros.

Para mais informação consulte a página da Comissão Europeia sobre o CETA