Fernando Leal Costa
Fernando Leal da Costa

Ministro da Saúde

Fernando Leal da Costa nasceu em 1959. É licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Consultor de Hematologia Clínica da carreira médica hospitalar, foi chefe de serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. É especialista de Hematologia Clínica e de Oncologia Médica e fez o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da Escola de Direção e Negócios (AESE).

Foi membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, onde também foi avaliador de ensaios clínicos. Entre 2001 e 2002, foi Subdiretor Geral da Saúde. Em 2003 e 2004, integrou a Comissão de Coordenação para a elaboração do Plano Nacional de Saúde, tendo sido membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde, de 2004 a 2006. Foi representante do Ministro da Saúde para a elaboração da Diretiva 2004/23/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, sobre tecidos e células, e representante de Portugal no Comité Regulador de Tecidos e Células da Comissão Europeia.

De 2003 a 2005, representou Portugal nos Comités Diretores de Saúde Pública e do Acordo Parcial do Conselho da Europa. Foi coordenador nacional para as Doenças Oncológicas em 2005-2006. Foi consultor para os Assuntos da Política da Saúde na Casa Civil do Presidente da República de 2006 a 2011. Entre 2003 e 2006, foi membro da Direção do Colégio de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos.

É autor ou coautor de mais de 100 trabalhos nas áreas da hemato-oncologia e da gestão de serviços. Foi docente em várias iniciativas de formação pré e pós-graduada, cobrindo hematologia, oncologia, doenças infecciosas, medicamentos, ética e gestão da saúde em diversas instituições universitárias. Foi professor auxiliar convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. 

Pertence a diversas sociedades científicas nacionais e internacionais nomeadamente a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.

Integra o Comité de Acidentes Nucleares do Grupo Europeu de Transplantação de Sangue e Medula Óssea.

Foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde entre 2011 e 2015.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 471,59Kb