Sef Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues

Secretário de Estado das Finanças

Manuel Rodrigues, nasceu em Cascais, em 1980.

É doutorado em Gestão (Ph.D) com especialidade na área de Finanças pela Cranfield University School of Management, no Reino Unido. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Tem um MBA (Master in Business Administration) pelo IESE Business School, Universidade de Navarra, tendo completado o MBA Exchange Program da Kellogg School of Management da Northwestern University, em Chicago. Realizou o Global Competitiveness Leadership Program na Universidade de Georgetown, Washington D.C., e uma pós-graduação em Fiscalidade pelo ISCTE.

Entre outros desempenhou os seguintes cargos: docente em Finanças na AESE - Escola e Direção de Negócios até 2012, diretor-geral da Naves - Sociedade de Capital de Risco em 2012, consultor, na área de estratégia, nos escritórios de Madrid da Boston Consulting Group, em 2006 e da A. T. Kearney, em 2005.

Foi Vice-Presidente do Partido Social Democrata entre 2010 e 2012, tendo integrado a equipa do PSD que negociou o Orçamento de Estado de 2011.

Realizou investigação na área de análise de risco de crédito, tendo desenvolvido uma extensão do modelo dos prémios Nobel Myron Scholes e Robert Merton, e Fisher Black, para pricing de credit spreads, apresentado na Financial Management Association, em Atlanta em outubro de 2012. Desenvolveu ainda investigação relativa à velocidade de disseminação de informação em mercados financeiros. É co-autor, entre outros, dos seguintes trabalhos científicos: «The Performance of Structural Models in Pricing Credit Spreads» e «Risk-adjusted returns of CDS and Equity Trading Strategies and a Test Market Efficiency and Price Discovery».

Foi Secretário de Estado das Finanças entre 2013 e 2015, no XIX Governo Constitucional.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 361,71Kb