Margarida Mano
Margarida Mano

Ministra da Educação e Ciência

Margarida Mano foi eleita deputada à Assembleia da República na 13.ª Legislatura. De março de 2011 a setembro de 2015 foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, responsável pelos pelouros do Planeamento Estratégico, Financeiro e da Ação Social.

É doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra e docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1986, nas áreas de Economia e de Gestão (gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade).

Iniciou a sua carreira profissional na Banca em 1987, tendo depois exercido funções de gestão universitária como Administradora (1996-2009) e Pró-Reitora (2009-2011) da Universidade de Coimbra.

Especialista do European Foundation for Quality Management (EFQM) para o Ensino, tem participado em diversos projetos de benchmarking e redes de cooperação Internacional no âmbito da Administração Pública, em particular do Ensino Superior, no âmbito da European Universities Association, nomeadamente o projeto European Universities Implementing their Modernisation Agenda (EUIMA); Transparent Costing in European Higher Education Institutions (IES/TCE); Define (Governance, Autonomy and Funding) e enquanto Membro do Comité Internacional de Avaliação do Observatório de Boas Práticas em Direção Estratégica no Ensino Superior da Rede Telescopi.

A nível nacional foi responsável por projetos de mudança organizacional, cujo desenvolvimento facilitou práticas colaborativas e de transparência da administração de mérito reconhecido, de que são exemplo a primeira certificação ISO de uma Administração de uma Universidade Pública em Portugal e projetos premiados na 2.ª (2003) e 5.ª (2007) edições do Prémio de Boas Práticas na Administração Pública e uma Menção Honrosa - Prémio Excelência do IPQ PEX-SPQ (2004). Desenvolveu ainda colaborações com Escolas enquanto perita externa de Agrupamentos de Escolas, nomeadamente no âmbito do Projeto Educativo Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP II) – Trabalho, Engenho, Inclusão e Progresso .

É membro fundador da Rede dos Administradores Universitários Ibero-Americanos (RAUI), da Heads of University Management and Administrators Network in Europe (Humane) e da Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges) cuja Direção integra. É também autora de várias publicações (livros e artigos) no âmbito da Gestão do Ensino Superior.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 441,17Kb