A SOLIDARIEDADE

left quote Não queremos uma sociedade que abandona os seus pobres, que ignora as pessoas com deficiência, que não socorre os seus aflitos, que esquece os seus emigrantes, que rejeita os que procuram o nosso País para trabalhar e viver, que desampara os seus idosos, que se fecha aos seus desempregados. Ninguém será deixado para trás. O valor incomensurável da dignidade da pessoa humana obriga a que haja uma preocupação com o auxílio aos mais vulneráveis e uma justa repartição dos custos e sacrifícios associados à superação da crise e ao próprio projeto de mudança orientadora da política do Governo. right quote

2011-06-21, Primeiro-Ministro no discurso da sua tomada de posse

A solidariedade entre gerações e entre classes é uma das bases do modelo social europeu, em que Portugal se integra. Contudo, a presente situação de crise económica e financeira, na sequência de uma década de fraco crescimento económico, obriga o Governo a racionar os apoios sociais na altura em que são mais necessários.

Nesta via estreita, o Governo vai centrar a sua ação no apoio aos verdadeiramente necessitados, através da justa repartição dos sacrifícios, garantindo que os mais vulneráveis não serão os mais sacrificados - através de um maior envolvimento das instituições da Economia Social.

ÚLTIMAS 5 NOTÍCIAS RELACIONADAS