2015-09-30 às 13:03

PORTUGAL SUBIU 17 POSIÇÕES EM TERMOS DE EFICIÊNCIA DO MERCADO LABORAL

O Relatório Global de Competitividade 2015-2016 do Fórum Económico Mundial refere que Portugal está no 66.º lugar da tabela de eficiência do mercado de trabalho, posição que representa uma subida de mais 60 posições, quando comparado com o relatório do ano de 2013-2014.

O índice agora conhecido revela ainda, que na área laboral, Portugal subiu 15 posições, no que se refere à cooperação entre trabalhadores e patronato (50.º), subiu 32 posições em termos de custos com o despedimento (76.º) e aumentou 24 posições no índice que mede a relação remuneração e produtividade (89.º). Ao nível da igualdade de género, Portugal ocupa o 28º lugar.

Os resultados, agora conhecidos, reflectem o esforço que foi feito pelo Governo, para em sede de Concertação Social, alcançar entendimentos com a grande maioria dos parceiros sociais.

Eetes entendimentos levaram à assinatura de dois acordos de concertação social, ao aumento do salário mínimo nacional, assim como, à revisão de inúmera matéria legislativa laboral e à criação de um novo enquadramento normativo que veio modernizar e promover a eficiência do mercado laboral em Portugal.

Tags: trabalho, despedimento, salário mínimo, produtividade