O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social afirmou que «não é normal haver no início do ano uma diminuição do desemprego», pelo que «haver uma redução de 0,3 pontos percentuais é certamente uma boa notícia em primeira instância para estas famílias, em primeira instância para estes portugueses» que conseguiram sair do desemprego.
Pedro Mota Soares referia-se aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística que mostram que em janeiro de 2015, a taxa de desemprego foi de 13,3%, inferior à de dezembro em 0,3 pontos percentuais, valor para o qual contribuiu o decréscimo da população desempregada e o acréscimo da população empregada.
O Ministro, que fez esta declaração em Campo Maior, onde inaugurou uma creche da Misericórdia local, disse que esta tendência constante de redução do desemprego e de aumento do emprego reflete o dinamismo da economia e o conjunto de reformas que foram lançadas nos últimos anos para estimular a economia e o emprego.
Apesar da «esperança e confiança» que estes números traduzem, Pedro Mota Soares recordou que Portugal ainda possui uma taxa de desemprego muito elevada, sendo ainda preciso trabalhar muito para que o País continue a reduzir o desemprego.
O Ministro recordou que o Governo tem desenvolvido um conjunto de medidas para a criação de emprego, dando como exemplo, o projeto Garantia Jovem.
O número de desempregados foi de cerca de 683,2 mil pessoas em janeiro, o que representa uma diminuição de 1,5% no número de pessoas desempregadas. A população empregada é de 4,441 milhões de pessoas, tendo aumento 0,5% face ao mês anterior.