Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares
 
2015-02-04 às 12:34

«É PRECISO CONTINUAR A TRABALHAR PARA DAR ESPERANÇA ÀQUELES QUE AINDA SE ENCONTRAM DESEMPREGADOS»

«É preciso continuar a trabalhar com os parceiros sociais e com a economia para dar esperança a quem ainda se encontra numa situação de desemprego», afirmou o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, numa declaração acerca dos dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística relativamente à taxa de desemprego em 2014.

O Ministro sublinhou que «fechámos o ano passado com uma taxa de desemprego muito abaixo da do início do ano», referindo ainda que «cerca de 130 mil pessoas saíram da situação de desemprego, o que é um facto assinalável».

«Esta descida do desemprego foi fruto da capacidade e da resiliência dos nossos empregadores e trabalhadores, mas também de um acordo social que conseguiu devolver confiança aos empregadores, fazendo uma reforma laboral que hoje permite que haja mais pessoas a serem contratadas», lembrou também Pedro Mota Soares.

Realçando que a descida na taxa de desemprego «é muito importante para dar esperança e confiança a quem está nesta posição», o Ministro afirmou: «É para isso que o Governo tem de continuar a trabalhar. Hoje, os portugueses podem olhar para o futuro com mais confiança e esperança, no sentido de regressarem ou de ingressarem pela primeira vez no mercado de trabalho».

«É um caminho que se faz andando e que vai no sentido de descida do desemprego. Pela primeira vez nesta década temos uma descida do desemprego, e é exatamente assim que temos de continuar a trabalhar», concluiu.

No ano de 2014, segundo os dados do INE, a taxa de desemprego do ano de 2014 foi de 13,9%, o que representa uma redução de 2,3 pontos percentuais face a 2013, que tinha tido uma taxa de desemprego de 16,2%.

A população desempregada foi de 726,0 mil pessoas, tendo diminuído 15,1% em relação ao ano anterior (menos 129,2 mil pessoas) e a população empregada, estimada em 4 449,5 mil pessoas, registou um acréscimo anual de 1,6% (mais 70,1 mil pessoas), refere o INE.

O INE divulgou também a taxa de desempre go do último trimestre de 2014, que foi de 13,5%, representando uma subida de 0,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior, em que se situava em 13,1%.

Taxa de desemprego diminui 2,3 pontos percentuais em 2014 Tags: emprego, desemprego