Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares
 
2015-01-19 às 15:49

73 MILHÕES DE EUROS PARA COMBATER O DESEMPREGO DE LONGA DURAÇÃO EM 2015

«Da mesma forma que Portugal foi pioneiro na discussão e na aplicação da Garantia Jovem, entendemos que é muito importante agora sermos pioneiros a falar do caso do desemprego de longa duração porque é também um problema forte a nível europeu», afirmou o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, à saída de uma conferência sobre o desemprego jovem, em Bruxelas.

Sublinhando que este «é um problema económico, mas é acima de tudo um problema social», o Ministro afirmou «a necessidade de encontrar medidas para combatê-lo».

«Portugal vai lançar dois programas específicos dirigidos a desempregados de longa duração com mais de 30 anos porque reconhecemos que o desemprego de longa duração continua a ser um problema efetivo para muitos portugueses», explicou Pedro Mota Soares.

Referindo que «a medida Vida Ativa serve para dar formação em meio de trabalho, em local de trabalho, a desempregados de longa duração», o Ministro acrescentou que «o Governo vai lançar o programa Reativar, que prevê a criação de estágios para dar uma segunda oportunidade».

Com a medida Vida Ativa, de formação de desempregados de longa duração em contexto de local de trabalho, o Governo vai gastar 30 milhões de euros e tem como meta atingir 20 mil trabalhadores até abril.

A medida Reativar visa criar oportunidades para desempregados com mais de 31 anos, prevendo uma majoração no caso de os beneficiários serem desempregados com mais de 45 anos, o Governo quer abranger 12 mil portugueses ao longo de todo o ano, estimando investir neste programa 43 milhões de euros.

Tags: união europeia, investimento, desemprego