Assembleia da República, 12 novembro 2014
 
2014-11-12 às 12:17

ORÇAMENTO EXIGENTE NÃO PORÁ EM CAUSA OBJETIVOS DA JUSTIÇA PARA 2015

«Este é, mais uma vez, um Orçamento exigente», afirmou a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, referindo-se ao Orçamento do Estado para 2015. E acrescentou: «Contudo, isto não impedirá que o Ministério da Justiça consolide, com determinação, as reformas que se têm vindo a operar no sistema judiciário nos últimos três anos, tornando a justiça mais eficaz, célere e efetiva».

Estas afirmações foram feitas na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2015, na comissão de de Orçamento, Finanças e Administração Pública, na Assembleia da República.

A Ministra afirmou ainda que «a prioridade para 2015 é a conclusão das intervenções ainda em curso, ou por iniciar, nos locais para instalação definitiva dos serviços - no âmbito do mapa judiciário -, e algumas intervenções de conservação, adaptação e remodelação em tribunais, estabelecimentos prisionais, e centros educativos».

Em resposta aos deputados, Paula Teixeira da Cruz lembrou que «mais 400 guardas prisionais vão ser contratados», e referiu o investimento na PJ, sublinhando que «as promoções e o subsídio de piquete estão garantidos».

Sobre as questões técnicas da plataforma informática Citius, que provocaram atrasos na entrada em vigor do mapa judiciário, a Ministra afirmou: «Limitei-me a enviar o relatório do Instituto que gere o Citius para o Ministério Público apurar se houve eventuais ilícitos». «Fiz o que a lei impõe», concluiu.

Tags: orçamento, justiça, polícias, reforma do Estado

ESTATÍSTICAS

  estatisticas ministerio justica

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Reforço do sistema de Justiça,...
  • Aposta na desburocratização, no aumento...
  • Gestão racional dos recursos humanos e...
  • A fim de combater a morosidade da...
  • Esforço em dotar os tribunais do...
Ver todos