Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz
 
2014-09-01 às 17:21

NOVO MAPA JUDICIÁRIO VAI POUPAR MUITO DINHEIRO E RECURSOS AO PAÍS

«A reforma da justiça e o novo mapa judiciário vão poupar muito dinheiro e recursos ao País», afirmou a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, em entrevista à rádio Antena 1, no dia em que entra em vigor o novo mapa judiciário, que divide Portugal em 23 comarcas, cujas características respetivas são apresentadas no tema Reforma judiciária - o novo mapa judiciário.

Lembrando que «há 200 anos que não se procedia a uma reforma desta dimensão, cujos custos se saldam em apenas de 39 milhões de euros», a Ministra acrescentou: «Claro que uma revolução destas tem sempre os seus riscos associados, em termos de organização, mas penso que todas as condições estão reunidas para avançar».

Sobre as principais alterações, Paula Teixeira da Cruz referiu: «Os tribunais passam a ter objetivos e prazos para cumprir, a justiça passa a ser mais transparente para os cidadãos, e aumenta o nível de especialização nas comarcas, melhorando a qualidade da justiça».

Quanto aos meios para por em prática a reforma judiciária, a Ministra afirmou: «A questão que se punha face à falta de cerca de mil funcionários judiciais já foi resolvida, através de uma portaria».

«Em relação à plataforma electrónica, as pessoas não têm noção, mas estamos a tratar de mais de 120 milhões de documentos. Para que nada falhe, a plataforma reabrirá muito mais robustecida e amigável para os utilizadores, simplificando muito os procedimentos. Ainda assim, se por qualquer razão falhar, embora o risco disto acontecer seja mínimo, recorre-se ao método tradicional (o anterior mecanismo manter-se-á durante nove meses, para não se perderem processos), o sistema não deixará de funcionar», explicou Paula Teixeira da Cruz.

«Sei que é mais fácil ver o que não corre tão bem do que apontar as vantagens, mas tentemos encarar esta reforma como uma oportunidade para melhorar a justiça no País», concluiu.

Tags: justiça, tribunais, reformas estruturais, reforma do Estado

ESTATÍSTICAS

  estatisticas ministerio justica

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Reforço do sistema de Justiça,...
  • Aposta na desburocratização, no aumento...
  • Gestão racional dos recursos humanos e...
  • A fim de combater a morosidade da...
  • Esforço em dotar os tribunais do...
Ver todos