Ministra da Justiça, Paila Teixeira da Cruz, visita o serviço responsável pela transferência eletrónica dos processos entre tribunais, Lisboa 25 junho 2014 (Foto: Tiago Petinga/Lusa)
 
2014-06-25 às 14:52

MINISTRA DA JUSTIÇA ESPERA ENTRADA EM VIGOR DA NOVA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA A 1 DE SETEMBRO

A Ministra da Justiça espera que a entrada em vigor da nova organização judiciária ocorra a 1 de setembro, durante uma visita ao serviço que procederá à transferência eletrónica de cerca de 3,5 milhões processos entre os antigos e os novos tribunais, em Lisboa. Paula Teixeira da Cruz assistiu a um ensaio relativo à migração electrónica de processos entre tribunais.

Afirmando que «já estamos nos testes finais», a Ministra referiu que, à semelhança do que aconteceu com a reforma do Código de Processo Civil, tudo vai correr bem e que haverá uma «passagem tranquila» para a nova organização judiciária. Desde o início da semana, cerca de 100 mil processos migraram eletronicamente durante os testes, havendo também cerca de 730 mil processos em papel, terão que ser transportados entre tribunais.

Paula Teixeira da Cruz disse que com as novas ferramentas de pré-tratamento de processos evitar-se-ão os erros cometidos na reforma de 2008, quando, durante as experiências-piloto das novas Comarcas, se deteteram problemas e se perderam processos. Agora, «o processo nunca se perde», havendo sempre rasto dos autos, acrescentou.

Respondendo a uma pergunta de jornalistas sobre se as obras nos tribunais estão a acompanhar os avanços informáticos, Paula Teixeira da Cruz declarou que «estão a decorrer conforme o previsto», não se tendo verificado atrasos, tudo decorrendo segundo planeado e no calendário previsto, quer quanto a obras, quer quanto a órgãos de gestão dos tribunais.

Acerca da dívida reclamada pelos notários por inventários de bens realizados ao abrigo do apoio judiciário (apoio financeiro prestado pelo Estado às pessoas sem meios), Paula Teixeira da Cruz afirmou que o Ministério da Justiça está a fazer o apuramento do valor, pois são reclamados 833 mil euros, representando um terço dos processos de inventário.

«Se há bens para partilhar (e que constam do inventário) significa que há recursos das pessoas. Estamos a ver o que se passou, para então tomarmos uma decisão com tranquilidade», disse Ministra.

Tags: justiça, tribunais, reforma do Estado

ESTATÍSTICAS

  estatisticas ministerio justica

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Reforço do sistema de Justiça,...
  • Aposta na desburocratização, no aumento...
  • Gestão racional dos recursos humanos e...
  • A fim de combater a morosidade da...
  • Esforço em dotar os tribunais do...
Ver todos