Tribunal Central Administrativo Sul, 9 janeiro 2014
 
2014-01-09 às 17:08

PAULA TEIXEIRA DA CRUZ ANUNCIA REFORÇO DE MAGISTRADOS PARA OS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS

«A abertura de concurso para formação de novos magistrados para os tribunais administrativos e fiscais é uma matéria já decidida e que seguiu a sua tramitação, quer junto do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, quer junto do Centro de Estudos Judiciários», entidade que dá formação aos juízes e magistrados do Ministério Público, afirmou a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

Estas declarações foram feitas no 10.º aniversário do Tribunal Central Administrativo Sul, em Lisboa.

Sublinhando que «com a reforma da justiça administrativa muito vai mudar na relação entre o cidadão e a Administração Pública», a Ministra lembrou: «Agora, o cidadão poderá ser indemnizado se os atrasos da Administração Pública lhe causarem prejuízo».

Sobre a simplificação de procedimentos administrativos, Paula Teixeira da Cruz referiu ainda que «com as alterações propostas, o cidadão não precisará de percorrer várias secções e serviços, nem será empurrado de um serviço para outro, havendo um rosto decisor último, e introduzindo-se a figura da conferência procedimental».

O dever da boa administração, prazos mais apertados para a Administração Pública, a unificação da regulamentação existente e uma maior transparência na relação do cidadão com a Administração Pública foram outros dos aspetos da reforma realçados pela Ministra.

Paula Teixeira da Cruz afirmou também que «o novo Código de Procedimento Administrativo fará uma aproximação ao Código de Processo Civil (já em vigor), no sentido da eliminação dos incidentes e calendarização das diligências», entre outros pontos. «Estamos a fazer uma reforma profunda», referiu a Ministra.

Sobre a reforma do mapa judiciário, Paula Teixeira da Cruz explicou que «o Ministério da Justiça está a ultimar alguns aspetos antes de entrar em processo legislativo».

Tags: justiça, tribunais, reformas estruturais, administração pública

ESTATÍSTICAS

  estatisticas ministerio justica

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Reforço do sistema de Justiça,...
  • Aposta na desburocratização, no aumento...
  • Gestão racional dos recursos humanos e...
  • A fim de combater a morosidade da...
  • Esforço em dotar os tribunais do...
Ver todos