Estado da Nação, 12 julho 2013
 
2013-07-12 às 13:59

«REFORMA DA JUSTIÇA É UM PILAR DA REFORMA DO ESTADO E A ISSO TEMOS TODOS DE SER CONVOCADOS»

A Ministra da Justiça afirmou que «a reforma da Justiça é um pilar da reforma do Estado e a isso temos todos de ser convocados. Nenhum de nós pode virar a cara à forma como é gerida a Justiça, porque ela é o último bastião dos nossos direitos, liberdades e garantias». Paula Teixeira da Cruz, que intervinha no debate do estado da Nação na Assembleia da República, acrescentou, citando Platão, que «a justiça é a saúde do Estado».

A Ministra referiu o Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas como uma das reformas importantes para a economia, pois «pela primeira vez os credores não enterram imediatamente as empresas como acontecia até agora».

Com a reforma da ação executiva, foram extintas mais de 300 mil ações e «disciplinámos toda a actividade dos agentes de execução e dos inspectores de insolvência» sendo agora «público quanto cada pessoa paga por cada execução».

Durante muitos anos, «ninguém se lembrou da justiça administrativa e esta é um interface entre o cidadão e a administração. O Código Administrativo está neste momento em debate público e chamo a atenção para a nova forma de relacionamento» que contém, referiu ainda Paula Teixeira da Cruz. «Introduz-se o dever de boa gestão, aplicável a toda a Administração Pública. O cidadão passará a ter o direito a ser indemnizado sempre que o Estado ou as demais entidades públicas se atrasem. Deixará de ter de andar de balcão em balcão, porque o órgão de decisão passa a ter de consultar os outros que têm de dar parecer».

«Isto é reformar o Estado», sublinhou.

Tags: economia, justiça, reformas estruturais, administração pública, reforma do Estado

ESTATÍSTICAS

  estatisticas ministerio justica

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Reforço do sistema de Justiça,...
  • Aposta na desburocratização, no aumento...
  • Gestão racional dos recursos humanos e...
  • A fim de combater a morosidade da...
  • Esforço em dotar os tribunais do...
Ver todos