Investimento, 2 setembro 2015
 
2015-09-02 às 13:34

BANCO DE FOMENTO LANÇA LINHA DE CRÉDITO DE MIL MILHÕES PARA APOIAR EMPRESAS

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou que o Governo pretende lançar uma linha de crédito de mil milhões de euros no âmbito dos programas operacionais regionais financiados pela União Europeia, para apoiar empresas, no quarto trimestre de 2015 através da Instituição Financeira para o Desenvolvimento, recentemente criada.

Em conferência de imprensa para anunciar a atividade da IFD, em Lisboa, o Ministro referiu que a União Europeia levantou algumas questões quanto à criação do Banco de Fomento e, «se fosse por vontade dos parceiros europeus, esta instituição não existia». «Eu gostaria que esta instituição tivesse um âmbito de atuação mais alargado, que não fosse um banco de retalho e tivesse outra liberdade de atuação, mas isso foi-nos impedido pela Comissão Europeia, nomeadamente, na 12.ª avaliação da troika e temos de nos sujeitar às regras europeias», acrescentou.

O facto de a UE, um ano depois da aprovação dos estatutos do banco de fomento, continuar a colocar dúvidas «só vem dar nota das dificuldades que tivemos de superar para defender o interesse nacional que supunha a criação desta instituição».

Referindo-se aos dados do INE relativos ao segundo trimestre de 2015, o Ministro afirmou que é fundamental «que a trajetória que está a ser seguida na confiança e na atração de investimento pelas empresas seja acompanhada de uma recuperação do consumo, mas moderada».

E disse ainda que «as contas externas mantêm um registo positivo devido ao forte crescimento das exportações e porque o consumo privado tem crescido mais, mas a taxas razoáveis», acrescentando que «é importante perceber a pressão sobre as conta externas um crescimento potencialmente excessivo do consumo privado».

Pires de Lima apontou ainda o bom desempenho do sector exportador e a perspectiva de o País chegar ao final de 2015 com a balança comercial positiva, pelo terceiro ano consecutivo.

O Ministro afirmou também que acredita que Portugal terá o crescimento do PIB previsto no Orçamento do Estado para 2015 (1,5%), com base no crescimento verificado pelo INE nos dois primeiros trimestres.

Tags: união europeia, investimento, consumo, fundos europeus

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos