Turismo, 3 dezembro 2014
 
2014-12-03 às 15:42

«OS NÚMEROS DO TURISMO EM 2014 IMPRESSIONAM PELA SUA FORÇA»

«Os números do turismo em 2014 impressionam pela sua força: estamos a crescer mais de 11%», afirmou António Pires de Lima, Ministro da Economia, numa conferência de imprensa, que decorreu após a assinatura da Declaração de Lisboa com os Ministros responsáveis pelo turismo dos países do Mediterrâneo Ocidental.

O Ministro sublinhou que há crescimento tanto de visitas de estrangeiros, que devem chegar aos 16 milhões no final do ano, como no turismo doméstico, que está «a recuperar fortemente» e também a crescer acima de 10%.

Os resultados são também positivos a nível de receitas, que continuam a subir, refletindo «a crescente ocupação das unidades hoteleiras de maior qualidade, quatro e cinco estrelas» que está acima da média geral. Pires de Lima disse ainda que Portugal é um destino «atrativo, é um destino sexy pela sua qualidade».

O turismo tem tido um papel decisivo na recuperação económica de Portugal, nomeadamente através da criação de emprego, referiu o Ministro, acrescentando  que «dos 100 mil postos de trabalho criados em Portugal ao longo dos últimos doze meses, mais de 30% estão ligados a atividades do turismo ou conexas ao turismo, como é o caso da restauração ou outras atividades de animação turísticas».

A Declaração de Lisboa, assinada entre os Ministros do turismo dos dez países que compõem o Grupo Diálogo 5+5 (Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia) destaca a importância do Mediterrâneo no contexto mundial, recebendo um em cada três turistas e um quarto das receitas mundiais.

O Ministro salientou a importância destes fóruns para o diálogo e a cooperação que facilitam o desenvolvimento de políticas, fazendo com que a região «aumente a sua relevância como destino turístico de qualidade e com uma oferta integrada ao nível dos vários países».

Os objectivos traçados, que passam pela formação e reforço da cooperação ao nível da promoção turística, vão ser avaliados por um comité de acompanhamento que será responsável por um plano de ação a apresentar no primeiro semestre do próximo ano.

Tags: emprego, turismo, mediterrâneo

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos