Ministro da Economia, António Pires de Lima
 
2014-06-16 às 18:35

OS INVESTIDORES BRASILEIROS TÊM DE CONHECER PORTUGAL

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou que «a primeira coisa é fazer com que os investidores brasileiros, nomeadamente os grandes industriais, é que conheçam Portugal», pois «não é possível investir nem abrir oportunidades, sem se conhecer a realidade». O Ministro proferiu esta declarações depois de estar reunido com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no Brasil.

Pires de Lima referiu o interesse que os empresários brasileiros têm em Portugal, embora reconhecendo o «grande desconhecimento de uma boa parte do empresariado brasileiro» daquilo que é a realidade de Portugal hoje, «depois de ultrapassado este difícil momento financeiro».

O Ministro reiterou a importância de que os investidores brasileiros visitem Portugal e para isso ficou prevista uma visita no último trimestre deste ano, para que se estabeleça uma relação de conhecimento entre as partes, pois só assim «é possível falar de investimento concreto».

Durante a reunião, foram identificados vários clusters de colaboração entre Portugal e o Brasil, em setores como o agroindustrial, a floresta, os centros de serviços, a petroquímica, os plásticos e moldes, entre outros.

Referindo-se ao plano estratégico de transportes e infraestruturas (PETI), Pires de Lima considerou que esta área pode ser uma das oportunidades para os empresários brasileiros, e notou o interesse manifestado pelo projeto de aumento da capacidade dos portos portugueses, nomeadamente de Lisboa, Leixões e Sines.

Tags: economia, internacionalização, comunicações, investimento, portos

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos