Cooperação luso-americana, 9 janeiro 2014
 
2014-01-09 às 21:42

«TEMOS QUE REFORÇAR A PROPOSTA DE VALOR JUNTO DOS INVESTIDORES PARA QUE CONSIDEREM PORTUGAL NAS SUAS OPÇÕES»

«A agenda de captação de investimento é um esforço coletivo e que convoca todos, não é apenas exclusiva do Governo», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, num jantar organizado pela Câmara de Comércio Americana, em Lisboa, onde esteve também presente o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

Acrescentando que Portugal deve «capitalizar a sua posição geoestratégica privilegiada - enquanto ponte para as Américas - para África e para todo o universo da lusofonia, bem como porta de entrada na União Europeia», o Ministro referiu que este aspeto, «aliado à qualidade e competência dos nossos recursos humanos com as infraestruturas de comunicação e uma crescente ligação da academia ao mundo empresarial, deve ser ativamente promovido junto dos investidores», designadamente, norte-americanos.

Lembrando que «no Ministério da Economia estamos a dar prioridade ao investimento», António Pires de Lima lembrou: «Tenho feito missões ao estrangeiro para apresentar Portugal aos investidores». «Ainda no passado mês de dezembro efetuei uma missão de captação de investimento aos Estados Unidos».

«Apesar de uma presença significativa de empresas americanas no País, há que continuar a reforçar a proposta de valor junto dos investidores para que considerem Portugal nas suas opções de investimento internacional», afirmou.

«Creio que há uma substancial margem de progressão para o relacionamento comercial bilateral, que seja diretamente traduzível num aumento das nossas exportações, mas também no incremento do investimento norte-americano no País».

E concluiu: «A parceria transatlântica de comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos poderá contribuir para alavancar positivamente o comércio bilateral e contribuir para um maior entrosamento das nossas economias, o que é desejável».

Tags: economia, exportação, crescimento, empresas, investimento, comércio, parcerias

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos