2013-09-06 às 13:13

PIRES DE LIMA AFIRMA QUE SINAIS DE RECUPERAÇÃO ECONÓMICA SÃO «CADA VEZ MAIS CONSISTENTES»

«Portugal está a ter os primeiros sinais, cada vez mais consistentes, de recuperação económica», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, em entrevista ao jornal Sol.

Acrescentando que Portugal foi «o país europeu que mais cresceu no segundo trimestre de 2013, relativamente ao primeiro trimestre do ano», o Ministro referiu ainda que «há uma redução no desemprego».

«Parte importante desta estabilização económica tem a ver com as exportações», explicou Pires de Lima, afirmando também que esta dinâmica «deve-se sobretudo à capacidade das empresas portuguesas em adaptarem-se ao mercado», pois «a necessidade aguça o engenho e ajuda os empresários a redefinirem as suas prioridades e a procurarem oportunidades para as suas atividades fora de Portugal».

As exportações «estão a crescer a bom ritmo» uma vez que «as empresas portuguesas estão mais competitivas porque estão a ganhar quota de mercado fora de Portugal». Sublinhando que «os verdadeiros heróis desta recuperação económica e da redução do desemprego são os empresários portugueses», Pires de Lima afirmou que «hoje temos uma classe empresarial muito mais liberta das dependências do Estado».

«Atualmente Portugal tem empresas mais eficientes e com lideranças com mais iniciativa. Os empresários fizeram um ajustamento muito mais rápido do que o próprio Estado e estão a espalhar-se por todo o mundo, nomeadamente, no espaço lusófono», afirmou.

E concluiu: «O Estado está ao lado das empresas enquanto parceiro».

Tags: economia, lusofonia, exportação, crescimento, emprego, empresas, competitividade

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos