2013-03-05 às 19:00

MULHERES PORTUGUESAS TERIAM DE TRABALHAR MAIS 65 DIAS POR ANO PARA GANHAREM O MESMO DO QUE OS HOMENS

Hoje assinala-se, pela primeira vez em Portugal, o Dia Nacional da Igualdade Salarial. A marcação desta data no dia 6 de março não é por acaso: representa o número de dias extra que as mulheres portuguesas teriam que trabalhar anualmente para atingirem o mesmo salário que os homens ganharam em 2012.

Com efeito, para auferirem vencimento equivalente ao dos homens no ano passado, as mulheres portuguesas teriam de trabalhar mais 65 dias, ou seja, até dia 6 de março de 2013. Esta realidade social traduz uma diferença de menos 18% entre os salários médios das trabalhadoras e dos trabalhadores no País. Na União Europeia, este valor é de 16,2%.

Com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para este problema, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) vai lançar uma campanha nos meios de transporte públicos coletivos, bem como em alguns cartazes de rua nas cidades de Lisboa, Almada e Porto.

Nesta campanha inclui-se também uma oferta pela CITE, alusiva ao Dia Nacional da Igualdade Salarial, aos presidentes dos conselhos de administração das maiores empresas portuguesas.

Tags: emprego, empresas, igualdade, união europeia

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos