2013-01-18 às 11:25

«GRANDE PARTE DA CREDIBILIDADE EXTERNA QUE PORTUGAL TEM CONSEGUIDO DEVE-SE À CONCERTAÇÃO SOCIAL»

«Grande parte da credibilidade externa que Portugal tem conseguido deve-se à concertação social. É um ativo que nos diferencia de outros países», afirmou o Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, em entrevista ao semanário Sol.

Acrescentando que «crescimento e emprego não se decretam», o Ministro referiu que «têm de se preparar as bases» e sublinhou que o Governo está a fazer um conjunto de reformas fundamentais neste sentido: «Estamos a trabalhar em todas as vertentes para podermos ter um período de crescimento sustentado e duradouro».

Álvaro Santos Pereira afirmou ainda que «haverá certamente uma reunião formal em sede de concertação social aquando da reforma do Estado porque é fundamental que os parceiros sociais sejam ouvidos». Ainda sobre a reforma do Estado, o Ministro referiu que esta «tem sido uma preocupação para o Ministério da Economia desde o primeiro dia».

Realçando que «o importante é que toda a gente - sociedade civil, parceiros sociais, trabalhadores, empresas e partidos políticos - participem no debate sobre a reforma do Estado» para esta ser bem-sucedida, Álvaro Santos Pereira afirmou que «é fundamental que façamos tudo o que está ao nosso alcance para mantermos a concertação e o consenso social».

Sobre a proposta de redução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), o Ministro explicou: «É importante pensar a competitividade fiscal a dois níveis. Uma a curto prazo, para impulsionar o investimento. Mas também numa perspetiva de médio prazo. É importantíssimo haver uma descida faseada, em cinco ou seis anos, para termos a taxa de IRC mais atrativa da Europa».

Tags: concertação social, crescimento, emprego, reformas estruturais, impostos, competitividade

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos