2012-08-21 às 11:32

MEDIDA VIDA ATIVA JÁ CHEGA A MAIS DE 40 MIL DESEMPREGADOS

Iniciado há cinco meses com o objetivo de integrar mais rapidamente os desempregados em ações de formação para que possuam competências relevantes que lhes possibilitem reentrar no mercado de trabalho, a medida Vida Ativa já contou com a participação de 43 mil de pessoas sem emprego, segundo documento do Ministério da Economia e do Emprego.

Esta iniciativa do Ministério da Economia e do Emprego, concretizada através dos centros de formação profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), procura ainda ajustar o perfil de cada cidadão às necessidades específicas do mercado, mobilizando as pessoas para processos de requalificação ou de reconversão profissional.

A Vida Ativa integra-se no Programa de Relançamento do Serviço Público de Emprego (aprovada através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2012) visa acompanhar de forma mais regular e eficaz o desempregado, potenciando o seu rápido regresso à vida ativa. Para tanto, importa ajustar os planos pessoais de emprego às necessidades e ao potencial de cada desempregado.

A concretização do trajeto de retorno à vida ativa visa acelerar e potenciar a formação e a contratação dos desempregados, melhorando o acompanhamento que lhes é proporcionado. Visa, ainda, contribuir para um acompanhamento reforçado de potenciais situações de desempregados de longa duração, acionando intervenções precoces, procurando diminuir os períodos de inatividade dos desempregados e o risco associado de desatualização ou diminuição de capacidades e de comportamentos de trabalho.

O IEFP disponibiliza também cursos de aprendizagem, com equivalência ao 12.º ano de escolaridade, destinado aos jovens entre os 15 e os 24 anos, para que estes aumentem os seus níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional. Em 2012, em cumprimento do Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, assinado entre o Governo e os parceiros sociais, visam abranger 30 mil jovens.
 
Os interessados em frequentar estes cursos devem dirigir-se a um centro de emprego ou a um centro de formação profissional do IEFP, ou efetuarem uma pré-inscrição em www.iefp.pt, sendo seguidamente contactados pelo serviço competente.

A partir de setembro arrancarão mais de 700 ações nas várias áreas de formação, com particular incidência no sector tecnológico, dadas as necessidades das empresas e do mercado de trabalho do País.

Tags: emprego, juventude, formação profissional

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos