Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, apresenta a reforma do licenciamento industrial Sistema da Indústria Responsável, Lisboa, 4 maio 2012 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
 
2012-05-04 às 12:31

INDÚSTRIA: MINISTRO QUER TORNAR PORTUGAL «MAIS AMIGO» DO INVESTIMENTO

O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, afirmou que quer pôr um ponto final no «pesadelo» do licenciamento em Portugal, tornando o País «mais amigo» do investimento, através da reforma do licenciamento industrial. Estas declarações foram feitas no final da apresentação do «Sistema da Indústria Responsável», no Ministério da Economia, em Lisboa, tendo o Ministro acrescentado que «queremos uma mudança de paradigma: melhorar o ambiente de investimento, tendo em vista a reindustrialização de Portugal».

Com o novo Programa de Indústria Responsável (PIR) as indústrias menos perigosas poderão iniciar atividade na hora com uma mera comunicação prévia às câmaras municipais. Até agora, estas empresas, que o Governo estima serem 60% do total, tinham prazos de licenciamento entre os 5 e os 35 dias. As empresas de perigosidade média reduzem também os prazos de licenciamento, passando de 45 a 85 dias para os 10 a 60 dias. As empresas de perigosidade máxima, que representam 2% do total, passam a ver a sua licença aprovada entre 20 a 110 dias (atualmente esperam entre 110 e 170 dias).

O PIR introduz ainda a criação de Zonas Empresariais Responsáveis, que permitirão a criação de uma indústria chave-na-mão, sem burocracia e com taxas reduzidas «que permitirão um correto ordenamento do território e uma adequada defesa do ambiente».

Álvaro Santos Pereira afirmou ainda que estas novas regras vão estar em vigor na sua totalidade a partir de junho de 2013, mas algumas das medidas poderão vigorar já a partir do final deste ano. De acordo com a tabela do Banco Mundial, em 2011, Portugal encontrava-se na 111.º posição ao nível dos licenciamentos.

Tags: economia, reformas

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos