Sec Estado Maria Leonor Parreira
Leonor Parreira

Secretária de Estado da Ciência

Leonor Parreira nasceu em 1952 e foi investigadora de Ciências da Vida no Instituto Gulbenkian de Ciência e no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Pró-Reitora para a investigação da mesma universidade bem como médica e professora catedrática da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Especialista em Hematologia, trabalhou no Hospital Universitário de Santa Maria até 1988. Fez investigação na Royal Post-Graduate Medical School, Hammersmith Hospital, em Londres (Hemato-Oncologia), no Instituto Gulbenkian de Ciência e no Instituto de Medicina Molecular, onde criou a Unidade de Biologia Hematopoiética.

Coordenou o Gabinete de Apoio à Investigação da Faculdade de Medicina de Lisboa e dirigiu o Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento da Faculdade de Medicina de Lisboa a partir de 1993. Foi membro dos Conselhos Pedagógico e Científico da Faculdade.

Foi Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e é membro titular da Academia Portuguesa de Medicina. Dirigiu o primeiro programa doutoral para médicos clínicos do país, criado pela Fundação Gulbenkian em 2008, em parceria com a Fundação Champallimaud, o Ministério da Saúde e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Foi membro do Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento em Ciências da Saúde da FCT desde 1996 e sua cocoordenadora entre 2004 e 2010. Foi membro do Conselho Nacional de Procriação Médica Assistida em 2007-2008. É autora de várias publicações científicas, em revistas nacionais e internacionais.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 1,44Mb