Ministro Nuno Crato
Nuno Crato

Ministro da Educação e Ciência

Nuno Crato, professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, foi Pró-Reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa de 2007 a 2011, Presidente da Comissão Executiva do Taguspark de 2010 a 2011, Coordenador Científico do Centro FCT Cemapre de 2007 a 2011 e Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática de 2004 a 2010.

Estudou na Faculdade de Ciências de Lisboa e licenciou-se em Economia no ISEG onde obteve o grau de mestre em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas. Foi Diretor de Estudos e Consultoria da Norma-Açores e consultor de planeamento e de previsão económica. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos onde trabalhou como investigador e professor universitário.

É membro de várias sociedades científicas internacionais, nomeadamente da American Statistical Association e do International Institute of Forecasters. Foi Presidente do International Symposium on Forecasting em 2000. Tem trabalhos de investigação publicados em revistas internacionais da especialidade, v.g. Statistical Papers, Comp. & Operations Research, Communications in Statistics, Journal of Econometrics, Journal of Automated Reasoning e Journal of Forecasting.

Tem-se empenhado igualmente na divulgação científica, mantendo uma colaboração regular na imprensa, principalmente no semanário Expresso, onde foi autor, desde 1996, de uma coluna semanal de divulgação científica, e em vários programas de televisão, como «4xCiência», «2010» e «ABCiência», e de rádio, nomeadamente «3 minutos de ciência» na Rádio Europa.

É autor de obras de divulgação de matemática e astronomia e de livros sobre educação: «O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista» (Gradiva, 2006), tendo coordenado «Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido» (SPM/Gradiva, 2006), organizou a colectânea «Ser Professor», de textos de Rómulo de Carvalho (Gradiva, 2006), e coordenou a conferência internacional Gulbenkian de educação de 2008 «Matemática e Ensino: Questões e Soluções». Foi membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos e coordenador do seu projeto de educação.

A Sociedade Europeia de Matemática atribuiu-lhe em 2003 o Primeiro Prémio do concurso Public Awareness of Mathematics pelo seu trabalho de divulgação. A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com um European Science Award.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 2,06Mb