Sec Estado Jose Ferreira Gomes
José Ferreira Gomes

Secretário de Estado do Ensino Superior

José Alberto Nunes Ferreira Gomes nasceu em 1947. É químico, e foi professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de onde se reformou recentemente. Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto em 1970, e obteve o seu mestrado em Matemática e doutoramento em Química Teórica pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Tem também um mestrado em Gestão Universitária pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha).

Foi vice-reitor da Universidade do Porto, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Presidente do Departamento de Química da mesma faculdade. Foi deputado na Assembleia da República, eleito pelo distrito de Bragança. Até à sua nomeação como Secretário de Estado, era membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Ensino Superior Militar, e coordenador do projeto Casa das Ciências, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Escreveu diversos artigos sobre ensino superior, e foi promotor de Bolonha por nomeação ministerial em 2004-2005. É especialista nacional e internacional em educação superior, desempenhando funções em diversos programas e conselhos, entre as quais se destaca a de presidente do Grupo de Trabalho sobre Acesso, da Associação Internacional de Universidades (IAU) da UNESCO.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Química e do Conselho Científico de Ciências Exatas da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem desempenhado funções de avaliador em diversas comissões da Fundação para a Ciência e Tecnologia e de muitas revistas científicas internacionais, para além de júris académicos de universidades públicas portuguesas, da Universidade Católica Portuguesa e de universidades estrangeiras.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 788,91Kb