Sec Estado Fernando Reis
Fernando Reis

Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário

Fernando Reis nasceu em 1960. É professor de História desde 1982 e está integrado no Quadro da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada, desde 1991.

Era Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, organismo que sucedeu à Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, da qual foi Diretor-Geral a partir de agosto de 2011. Antes de assumir o cargo, foi durante dois meses adjunto do Ministro da Educação e Ciência.

Exerceu diversos cargos nas escolas, a par da atividade letiva. Foi formador de professores nas áreas de Didática Específica da História, Avaliação Externa e Tecnologias Educativas e colaborou com o Ministério da Educação na área disciplinar de História do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e como formador de professores supervisores e classificadores de provas de avaliação externa.

Doutorou-se em História e Filosofia das Ciências pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 2007, com a dissertação «Os Periódicos Portugueses de Emigração (1808-1822) - as ciências e a transformação do país». Concluiu o Mestrado em História e Filosofia das Ciências em 1999 pela mesma Universidade.

Em 1990, concluiu a Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta, e em 1999 o Curso de Formação Especializada em Administração Educacional pela Universidade Lusófona. Em 2012 terminou o Curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP), no INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Foi ainda membro do Conselho-Geral do Instituto de Avaliação Educativa, investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, colaborador do Centro Virtual Camões, do Instituto Camões, na Base de Dados online «Ciência em Portugal, Personagens e Episódios» e investigador do projeto «Folheando jornais: uma janela aberta para as representações de ciência e tecnologia na imprensa periódica portuguesa (1900-1926)», apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É coautor do livro «Trânsitos de Vénus», de 2004, juntamente com Nuno Crato e Luís Tirapicos. Coordenou ainda o livro «Felicidade, Utilidade e Instrução, A Divulgação Científica no Jornal Enciclopédico Dedicado à Rainha 1779; 1788-1793; 1806», sobre os jornais enciclopédicos que surgiram no final do século XVIII.