2015-11-18 às 19:31

PORTUGAL PRESIDE À ASSEMBLEIA GERAL DE ESTADOS DA CONVENÇÃO PARA PROTEÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL

O Embaixador José Filipe Moraes Cabral, Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, foi eleito por unanimidade Presidente da 20.ª Sessão da Assembleia Geral de Estados Parte da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural.

A referida sessão reúne-se em Paris, de 18 a 20 de novembro, e nela participam todos os Estados Parte na Convenção Para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural, cujo número ascende a 191, quase totalizando os 195 Estados membros da UNESCO. Trata-se do órgão mais participado e de cúpula da mais ratificada convenção internacional adotada no âmbito desta organização internacional.

Dos assuntos que serão discutidos no decurso da reunião, destaca-se a eleição de novos Estados Membros para o Comité do Património Mundial e diversos aspectos relacionados com a melhoria dos procedimentos em matéria de Património Mundial.

A eleição do Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO – que acumula também com o posto de Embaixador de Portugal em Paris, e que foi o representante permanente de Portugal junto das Nações Unidas durante o mais recente mandato de Portugal no Conselho de Segurança (2011-2012) –, foi proposta pelo Brasil, logo secundado por Angola e recebeu aclamação unânime do plenário.

 Esta eleição é o corolário do prestígio reconhecido a Portugal enquanto membro do Comité do Património Mundial, para o qual tem contribuído a experiência do chefe da delegação nacional, Embaixador José Filipe Moraes Cabral.

Tags: património mundial, UNESCO