2015-11-18 às 18:56

TABORDA DA GAMA SUGERE PREMIAR AUTARQUIAS QUE MELHOR ACOLHAM REFUGIADOS

O Secretário de Estado da Administração Local afirmou que os municípios e freguesias que se distingam no acolhimento aos refugiados devem ser premiados. João Taborda da Gama discursava na cerimónia de entrega da bandeira verde de «Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2015», em Coimbra, bandeira que distinguiu 41 autarquias por incentivarem uma maior responsabilidade familiar.

O Secretário de Estado acrescentou que é importante que «saibamos acolher quem aqui nos chega e aqui quer ficar», sublinhando o facto de sermos um país com uma taxa de natalidade baixa, com problemas de baixa densidade populacional e com assimetrias regionais pronunciadas.

A iniciativa das bandeiras verdes configura um «modelo de interação entre a esfera pública e a esfera privada», que é «um exemplo que deve ser seguido noutras províncias do agir público e privado, noutras vertentes de ação humanista, seja ela de pendor religioso ou laico», afirmou.

João Taborda da Gama explicou que o Observatório «elabora um referencial, leva a cabo um questionário, avalia as respostas, atribui prémios» e considerou que é «esta avaliação, esse acompanhamento e controlo cooperativo – no bom sentido –, por parte da sociedade civil, que permite instituições mais abertas, políticas mais adequadas, cidades e territórios mais inteligentes», no fundo, «pessoas mais felizes».

É raro que «uma associação privada diga ao que vem, aquilo em que acredita, e que meta mãos à obra para alcançar os seus objetivos» e que, por outro lado, «um conjunto tão grande de entidades públicas, de diferentes formas, feitios – e de diferentes cores – aceitem o referencial criado pela entidade privada», sublinhou o Secretário de Estado.

Tags: administração local, direitos humanos, refugiados, famílias