SOBRE O SECRETARIO DE ESTADO ADJUNTO DO PRIMEIRO-MINISTRO

O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Carlos Moedas, tomou posse a 21 de junho de 2011.

Tem a responsabilidade de coordenar a Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos (ESAME), criada pelo governo para acompanhar o Programa de Ajustamento da Economia Portuguesa acordado com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, em maio de 2011. A Resolução de Conselho de Ministros que cria a ESAME foi aprovada duas semanas depois da tomada de posse do governo. A ESAME será extinta no dia em que a missão conjunta da União Europeia e Fundo Monetário Internacional termine o seu trabalho em Portugal.

A ESAME tem a missão de acompanhar, em conjunto com o Ministério das Finanças, o cumprimento integral e atempado das medidas assumidas pelo Estado português no âmbito do Programa de Ajustamento e reflectidas no Memorando de Políticas Económicas e Financeiras e no Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica.

A ESAME serve também de ponto de ligação, em conjunto com o Ministério das Finanças, entre o Governo e os representantes da UE, do BCE e do FMI em matérias relacionadas com a execução técnica das medidas acordadas.

O Estado Português assume nos Memorandos de Entendimento um conjunto de medidas programáticas de consolidação orçamental, de reforço do sistema financeiro e de alteração das condições estruturais para o crescimento económico e criação de emprego. São medidas fundamentais para promover o equilíbrio e sustentabilidade das contas públicas e para remover obstáculos ao crescimento, promovendo a recuperação da credibilidade externa.