Imigração, 17 junho 2015
 
2015-06-17 às 21:04

«PORTUGAL ESTÁ DISPONÍVEL PARA OFERECER MAIS ACOLHIMENTO E MAIS RESPOSTA» AOS IMIGRANTES

«Portugal está disponível para oferecer mais acolhimento e mais resposta» aos imigrantes que procuram uma vida melhor na União Europeia, afirmou o Primeiro-Ministro durante uma visita ao Centro Comunitário de São Cirilo, no Porto, uma organização de inserção de estrangeiros em situação difícil. Pedro Passos Coelho acrescentou que se Portugal «quer manter boa prestação» neste domínio, «tem de ser muito equilibrado na forma como dirige as suas respostas para aqueles que precisam e que estão cá, tal como para os que vêm de fora».

Sobre o acolhimento de imigrantes na União Europeia, o Primeiro-Ministro disse ser necessário encontrar critérios que permitam «ter em conta quer a dimensão do território, a dimensão demográfica da sociedade que acolhe imigrantes, o seu nível de desempenho económico, e também o nível de desemprego».

Pedro Passos Coelho recordou que um relatório apresentado no passado dia 12 sobre a imigração em 38 países desenvolvidos, que classificou Portugal «como o país do sul da Europa que melhor combate a descriminação e melhor promove a integração» de comunidades imigrantes.

Acerca da situação na Grécia, o Primeiro-Ministro reafirmou «que seria desejável para todos, para a Grécia e para a zona Euro, que qualquer incumprimento grego fosse evitado» o que «significa que nesta altura Portugal não colocará nenhum obstáculo a que uma solução dessas possa ser encontrada». «Era importante para todos que se pudesse chegar a uma solução que evitasse um incumprimento grego, mas isso não está só nas mãos do Eurogrupo», acrescentou.

Tags: primeiro-ministro, imigração, zona euro