Redução do desemprego, 4 fevereiro 2015
 
2015-02-04 às 19:09

«SÓ POSSO FICAR SATISFEITO PELO DESEMPREGO ESTAR EFETIVAMENTE A BAIXAR E O EMPREGO ESTAR A SUBIR»

«Os resultados que agora estamos a registar foram bastante melhores do que aquilo que eram as nossas previsões», afirmou o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, referindo-se aos 13,9% de taxa de desemprego registados em 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, mostrando que o taxa de desemprego desceu 2,3 pontos percentuais durante o ano. Estas declarações foram feitas após a visita a uma empresa de cortiça, em Santa Maria da Feira.

Acrescentando que «só posso ficar satisfeito pelo facto do desemprego estar efetivamente a baixar e o emprego estar a subir», o Primeiro-Ministro referiu ainda: «As previsões são muito importantes quando definimos as orientações da política económica, mas não são factos, nem são sagradas».

Lembrando que, «quer o Fundo Monetário Internacional, quer a Comissão Europeia fizeram uma previsão de uma taxa de desemprego muito superior aos números observados no ano passado», Pedro Passos Coelho sublinhou: «Mantemos e reforçamos as convicções das metas que traçámos para 2015».

«As previsões que fizemos estão mais próximas da realidade e dos factos observados em 2014 do que as que foram feitas, quer pela Comissão Europeia, quer pelo FMI. Assim, espero que estas duas instituições possam ir aproximando as futuras previsões daquilo que é a realidade que foi sendo observada em Portugal», disse ainda.

«Alguma coisa de bom aconteceu que fez com que a descida do desemprego tivesse sido mais acentuada em Portugal do que na generalidade dos países europeus», afirmou também o Primeiro-Ministro, concluindo: «O País tem, consideravelmente, menos desempregados do que o que tinha há um ano atrás, e uma taxa de empregabilidade maior».

Tags: primeiro-ministro, emprego, desemprego