2012-06-13 às 19:09

CONSELHO ESTRATÉGICO DISCUTIU INVESTIMENTO ESTRANGEIRO E CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES

O Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia (CEIE) reuniu-se pela segunda vez e continuou «o seu trabalho sobre a internacionalização da economia portuguesa através da promoção do investimento estrangeiro e do crescimento das exportações», refere um comunicado do Gabinete do Primeiro-Ministro. A reunião foi presidida pelo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho e nela estiveram presentes os Ministros e os presidentes de associações empresariais bem como os respectivos representantes pessoais.

A reunião discutiu quatro relatórios sobre os mecanismos para melhorar o financiamento da economia, para simplificar procedimentos administrativos, sobre a administração fiscal, e sobre «como desenvolver uma política económica externa efetiva e coordenada». No conjunto, estes relatórios - que serão publicados no portal do Governo ao longo das próximas semanas - contêem 55 recomendações com os prazos de execução definidos.

A reunião determinou «que a execução de cerca de metade das medidas aprovadas teria lugar antes da próxima reunião [que deverá ter lugar a 12 de setembro], ao passo que a outra metade seria executada nos próximos dez meses». Algumas outras medidas irão continuar a ser discutidas pelos representantes pessoais dos membros do Governo e das associações empresariais que integram o Conselho.

Adicionalmente, estes representantes «foram encarregados de acompanhar a execução daquelas medidas que já foram acordadas e de ajudar a preparar a próxima revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira».

No final da reunião, o Primeiro-Ministro afirmou: «A reunião de hoje prova o compromisso deste Conselho em acelerar a execução das reformas necessárias para reforçar a competitividade internacional da nossa economia, instalando mecanismos capazes de financiar as empresas e de assegurar um crescimento sustentável das exportações. Os nossos representantes pessoais vão acompanhar de perto e avaliar o progresso dessas medidas, de modo a assegurar bons resultados antes da nossa próxima reunião dentro de poucos meses. Em particular, eles vão ajudar-nos a avaliar as reformas estruturais objecto de revisão na próxima visita da troika».

Tags: primeiro-ministro, programa de assistência económica e financeira, internacionalização, exportação